Gestão de pessoas como fator crítico de sucesso para as PME

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) as PME respondem por mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Os pequenos negócios também empregam 52% da mão de obra formal no País e respondem por 40% da massa salarial brasileira. As PME’s juntas movimentam cerca de R$ 420 bilhões por ano.

Entretanto, as PME têm desafios significativos a serem superados.  O SEBRAE também apontou que a falta de um plano de negócios, de ferramentas de gestão financeira eficientes e problemas de governança, tais como falta de clareza na definição de papéis e responsabilidades e processos inadequados de tomada de decisão. Os empreendedores também convivem com a falta de recursos, dificuldades no acesso a crédito e ou com um número de colaboradores muito reduzido.

As PME’ s também tem que lidar com um mercado cada vez mais competitivo e exigente e diante desse cenário as questões relacionadas as pessoas que fazem parte dessas empresas ganham uma importância ainda maior.

Para as PME’ s os benefícios de implantar boas práticas de gestão de pessoas são inúmeros. A empresa se torna mais organizada e competitiva. Esses benefícios se materializam na redução dos níveis de absenteísmo, turn over (rotatividade de pessoal), na redução das despesas com rescisões contratuais, redução do retrabalho, melhoria da produtividade e atrasos no cumprimento de prazos na entrega de projetos, bem como na melhoria no atendimento ao cliente.

Algumas práticas de gestão de pessoas são muito importantes. A comunicação precisa ser clara e assertiva. Criar canais de comunicação que assegurem que a informação atingirá todos os funcionários sem ruídos é fundamental. É necessário reunir as pessoas para alinhar expectativas, comunicar metas e assuntos de interesse da empresa; utilizar newsletter, e mails e murais de avisos são instrumentos que podem ser utilizados. 

Uma política de remuneração e benefícios consistente alinhada ao mercado colabora para o engajamento dos colaboradores. Minimiza riscos trabalhistas. Propicia a definição clara de atribuições e responsabilidades e o equilíbrio interno entre as responsabilidades e atribuições dos cargos com os salários e os custos com pessoal.

Valorizar o Capital Intelectual da empresa, estimulando a melhoria da qualificação profissional das pessoas e a implantação de um sistema de avalição de desempenho, que permitirá a empresa medir o real impacto das ações de treinamento e estimular o aprimoramento das pessoas.

Capacitar os gestores a acompanharem suas equipes, dando feedbacks regulares e assertivos, por meio de conversas estruturadas e transparentes que permitam aos colaboradores entenderem seus pontos fortes e a necessidade de desenvolver habilidades.

É importante também que a empresa identifique sua Cultura e Valores e dissemine esses conceitos em todos as suas ações, processos de trabalho e políticas. É necessário que haja coerência entre as decisões tomadas e a sua Cultura e Valores. A falta de coerência mina a confiança dos colaboradores na empresa, reduzindo a sua credibilidade. Confiança e credibilidade são vitais para a criação de um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Temos uma sólida vivência na implantação de projetos de gestão de pessoas para as PME, baseada em cases de sucesso. Com certeza iremos agregar valor ao seu negócio. 

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